segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Homem versus Natureza

As mortes ocorridas com os desabamentos das encostas dos morros ou com a presença das intensas chuvas deixam um sinal claro de uma batalha entre o projeto de exploração do homem e as defesas da natureza. Nestes dias ví o filme " Planeta dos macacos"(1968)um clássico, veio-me o pensamento da visão futuristica do seu idealizador, um pouco apocaliptica do futuro da humanidade, mas não totalmente irreal.
Ao ver o filme Avatar tive o mesmo sentimento. Cresce cada vez mais o apelo a uma relação menos depredadora do homem com a natureza. As teorias ecologistas são no momento um dos fortes discursos sobre essa relação com a natureza. Mas, mais do que a imensa relação cinematográfica que se poderia levantar, são os sinais que a própria natureza envia o que nos chama a atenção.
O ano de 2009, com a conferência de Copenhague, esperava-se um avanço nas políticas que estaleceriam novas diretrizes politicas das nações com relação ao meio ambiente. Mas pouco foi conseguido. A história julgará os paises em insistem em ingnorá os sinais emitidos pelos fenômenos naturais de nossos tempos.
No entanto, não há como voltar atrás. Cedo ou tarde acordaremos com mais notícias sobre acontecimentos climáticos inexplicavéis, mortes de pessoas, sofrimento e extinção de formas de vida. Ainda se pagará um preço, talvez alto, até se reconhecer que nesta batalha não há ganhador.