quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Relação da Ética com outras Ciências

A ÉTICA E A SUA RELAÇÃO COM OUTRAS ÁREAS QUE ESTUDAM A CONDUTA HUMANA.

1. Ética e Filosofia
1.1. Ética filosófica:
a. Questionamento sobre o caráter cientifica da ética: “não elabora proposições objetivamente válidas, mas juízos de valor ou normas que não podem pretender essa validade” (VAZQUEZ, 2006, p.25)
b. A teoria ética (ética filosófica) pretende explicar a natureza, fundamentos e condições de moral sob o ponto de vista da ciência. O ato moral não é uma ciência, mas pode ser estudado sob a ótica da ciência.
c. É parte da Filosofia especulativa:
§ Preocupação em estabelecer princípios universais
§ Caráter absoluto e a prioristico de conceitos morais: bom, dever, valores;
d. As questões éticas sempre se constituíram a partir de uma parte da filosofia.
1.1.Ética cientifica
1.1.1. Pressupõe uma concepção filosófica imanente e racional.
1.1.2. Relação estreita entre Filosofia e Ciência
1.1.3. Como teoria do comportamento humano a ética partiu de determinas concepção filosófica do homem: um homem datado e local
1.1.4. A moral é, portanto inseparável da atividade prática do homem.

2. Ética e Psicologia
2.1. A ética busca elucidar o tipo peculiar de comportamento humano (ato moral);
2.2. Os agentes morais são indivíduos concretos, pertencentes a uma comunidade. Portanto, só há ato moral na relação com o outro (alter);
2.3. O ato moral responde à necessidade social de regular as relações dos indivíduos numa certa direção. Portanto, para tornar-se um ato oral as ações precisam ser vivenciadas intensa ou intimamente pelo sujeito num processo de subjetivação;
2.4. O auxilio da psicologia possibilita evidenciar a s leis que regem as motivações do comportamento humano, como também, a estrutura do seu caráter e da sua personalidade.
2.5. A explicação da psicologia do comportamento humano, as condições internas, subjetivas do ato moral explicam quando o ato humano extrapola a avaliação moral (fatores psíquicos)
2.6. Advertência para não cair no psicologismo ético: reduzir o ato moral ao psíquico.

3. Ética e Ciências Sociais
3.1. Estudo das leis que regem o desenvolvimento e a estrutura das sociedades humanas.
3.2. Estudo do comportamento humano como ser social: relações, formas de organização.
3.3. O sujeito do comportamento moral é o indivíduo concreto, mas inserido numa estrutura social, numa rede de relações sociais que influencia seu comportamento (o comportamento moral não tem um caráter puramente individual, mas sim social)
3.4. A ética não pode prescindir do conhecimento objetivo das estruturas sociais, de suas relações e instituições. No entanto, o conhecimento dos fatores sociais do comportamento moral não pode ser reduzido a sua mera expressão ou constatação;
3.5. Na analise do ato moral do individuo é preciso levar em conta os fatores sociais que influencia e condicionam e verificar se estes foram interiorizados (tenha consciência) no momento da tomada de decisão.
3.6. Os dados antropológicos, sociológicos e da história contribuem para que a ética se afaste de uma concepção absolutista ou supra-histórica da moral.

4. Ética e Economia Política
4.1. O ato moral deve levar em conta as relações econômicas que o homem contrai no processo de produção.
4.2. As relações econômicas influenciam na moral dominante numa determinada sociedade. O conhecimento desta moral baseia-se nos dados e conclusões de um modo de produção ou sistema econômico.
4.3. Os atos econômicos (produção de bens através do trabalho e a apropriação e distribuição dos mesmos) apresentam certa conotação moral.

5. Conclusão
5.1. A relação da ética/moral com a ciência pode ser tratada em dois planos:
a. Com relação a natureza da moral: é cabível ou não falar num caráter cientifico da moral;
b. Com relação ao uso social da ciência: neste caso fala-se do papel moral do homem de ciência ou da atividade do cientista.
5.2. A moral tem uma base histórica e social, portanto, deve levar em conta a constituição psíquica e social do homem. Neste caso abandona seu caráter ideológico.


Fonte: SANCHEZ VAZQUEZ. Adolfo. Ética. – 28ª ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, p.29-34.

Nenhum comentário: